14 fevereiro, 2021

Manifesto pela dignidade

 𝘾𝙖𝙧𝙤𝙨 (𝙖𝙨) 𝙀𝙣𝙛𝙚𝙧𝙢𝙚𝙞𝙧𝙤𝙨 (𝙖𝙨), 𝙘𝙖𝙧𝙤𝙨 𝙘𝙤𝙡𝙚𝙜𝙖𝙨 𝙚 𝙖𝙢𝙞𝙜𝙤𝙨,

As mais recentes declarações provocatórias e ofensivas da senhora enfermeira Ana Rita Cavaco, que ocupa o cargo de Digníssima Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, com os mais diversificados insultos, mesmo a indivíduos inocentes das acusações, conduziram-nos a uma posição onde já há muito se ultrapassou o limite do tolerável.

A Ordem dos Enfermeiros é uma Associação profissional de direito público e de reconhecida autonomia pela Constituição da República Portuguesa, criada com o objetivo de promover a autorregulação da profissão, com respeito pelos princípios da harmonização e da transparência.

À Ordem dos Enfermeiros está expressamente afastado o exercício de funções próprias das associações sindicais.

A Ordem dos Enfermeiros está dotada de uma organização interna baseada no respeito dos direitos dos seus membros e na formação democrática dos seu Orgãos.

Tendo em consideração o referido, constitui-se o “Movimento pela dignidade”.

Em apenas dois dias estão reunidos 60 enfermeiros que manifestaram a sua vontade em assinar o Movimento que será tornado público e que solicita à Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros um pedido de esclarecimento sobre várias matérias, onde se destaca:

• Atropelo à imagem e dignidade dos enfermeiros, decorrentes das posições insultuosas da maior representante dos enfermeiros e de elementos pertencentes a cargos na OE.

• Processos judiciais em curso - (Sindicância, difamação).

Trata-se de um movimento composto pelos mais diversos quadrantes de profissionais, desde não sindicalizados a sindicalizados, enfermeiros no exercício a aposentados, partidários a apartidários, ex-candidatos a não candidatos aos órgãos da Ordem dos Enfermeiros e desde notáveis a não notáveis.

Colega, sabemos do clima de ameaça, intimidação e ofensa que determinados elementos da Ordem dos Enfermeiros nos têm habituado, mas vivemos num estado de direito, democrático e livre, por isso que não hajam hesitações ou receios.

Não temos segundas intenções. O que nos move é o respeito e a dignidade! Não queremos o lugar que a Sra Enfermeira Ana Rita Cavaco ocupa!

Queremos que a população nos identifique mediante os princípios de respeito e dignidade, para que dessa forma se tornem aliados na procura de uma carreira mais justa, que tanto merecemos.

Este é um movimento com um único e só objectivo – demonstrar ao cidadão português que nos demarcámos totalmente deste estilo, forma e conteúdo brejeiro e desprestigiante por parte da nossa máxima representante.

Somos a linha da frente, somos os que cuidam, de todos sem excepção e sempre com respeito.

Apoia e assina o Manifesto que em breve será difundido.

Para isso envia uma mensagem por messenger ou email para

𝗺𝗮𝗻𝗶𝗳𝗲𝘀𝘁𝗼.𝗱𝗶𝗴𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲.𝗰𝗷@𝗵𝗼𝘁𝗺𝗮𝗶𝗹.𝗰𝗼𝗺 , manifestando a tua vontade.


Partilha este movimento. 


Tiago Subtil n.º OE 40791

Sem comentários:

Enviar um comentário