03 fevereiro, 2021

Porque voltei a ser enfermeiro

(foto retirada do facebook. Agradeço ao autor, está fabulosa. Quem seja que se pronuncie)

Em Abril de 2019 publicava o post "Cronologia do ano mais marcante para a história da enfermagem portuguesa".

Quem diria que precisamente no ano seguinte, se tornaria incontornável que esse é que seria o ano mais marcante para a historia da enfermagem portuguesa, devido à pandemia por covid19 ?

Quem diria que (pelo menos eu tinha dúvidas), nesse mesmo ano, algumas semanas antes do início da catástrofe, a minha vida profissional iria dar uma volta de 180º ?

Se aquela transferência, que há muito já estava programada e esperada, não acontecesse naquela altura, estaria ainda hoje, com a minha ex-equipa, na linha da frente.

E hoje seria certamente mais um a fazer aumentar a percentagem de profissionais de saúde em exaustão física e psicológica. Porquê que tenho essa certeza?

Porque nesses últimos anos já me sentia desenquadrado e desmotivado, num cenário de urgência/doente crítico, que já não era o meu. Dei o meu melhor, com as minhas qualidades e com as minhas falhas, mas o objetivo, o foco já não era aquele. E quando assim é, temos que procurar a mudança e felizmente ela aconteceu. Há uma analogia interessante em relação isto, imaginem dois atletas numa corrida, ambos aplicam-se, treinam e procuram fazer o melhor. Um adora aquilo que faz, está-lhe no "sangue", sente-se como peixe na água e voa! O outro esforça-se, mas vai em sacrifício, duvida da sua performance e como competidor nato, não gosta de baixar o rendimento e muda de desporto. Eu sou o outro.

Então assim foi, em pleno inicio de pandemia, eu tinha acabado de ser transferido.

Se senti vontade de ser chamado e regressar para junto dos meus colegas, para ajudar?

Sim, senti.

Se senti um alívio por estar fora deste caos e fora do grande risco de exaustão?

Sim, senti.

Se me senti um felizardo, por finalmente estar a desempenhar funções que me completam enquanto profissional e onde me sinto capaz de ter aquele rendimento que pretendo?

Sim, senti.

E foi assim que terminou um ciclo na minha vida profissional. Um ciclo essencial para crescer como enfermeiro, que me ofereceu experiências e aprendizagens únicas, com pessoas fantásticas e claro pelo lado negativo, dissabores e desilusões com pessoas que dispenso, mas que me foram úteis para aumentar a resistência e habilidade perante adversidades. 
Para minha sorte, foram muitas mais as fantásticas do que as outras. 

E aqui fica o meu tributo a vós, meus queridos e queridas! 
A vós, que sabeis quem sois! 
Como vos respeito e admiro por tudo o que sois! 
Pela humanidade, pela competência, pela resiliência, pelo ânimo mesmo nas horas mais difíceis...
... e principalmente por tudo o que têm feito nesta guerra desigual e cruel!

Obrigado. Acabaram-se as palmas, mas vocês sabem que as pessoas de bem têm-vos no pensamento e que muitas rezam por vós. Obrigado.

Ao mesmo tempo que terminava esse ciclo, terminava também o blog que o acompanhou durante a sua maior parte.

Terminava o Porque deixei de ser enfermeiro 

E um novo ciclo se inicia, porque voltei a ser enfermeiro, depois de por vezes ter gostado de deixar de o ser.

O Guilherme de Carmo é o mesmo, talvez mais amadurecido, confiante, tranquilo e ponderado e menos revoltado, zangado, pessimista e sarcástico.

Como perceberam, eu nunca deixei, nem voltei a ser enfermeiro. 
Tudo isto é ficção. 
Mas é realidade para muitos. 
Muitos que deixaram de o ser, pela descrença e pelo des(crédito), arriscaram outros desafios, outros rumos.
A pandemia tudo desfez e estes sim, voltaram a ser enfermeiros na procura de voltar a ter alguma estabilidade, mas também pelo sentido de missão de combate. A estes o meu reconhecimento e desejo das maiores felicidades.

3 comentários:

  1. Porque quem é enfermeiro, nunca o deixa de ser... Parabéns

    ResponderEliminar
  2. A realidade é que faz falta este espaço de debate e perspectiva da profissão.

    ResponderEliminar
  3. Eu sou o primeiro 🤣 doida sem, desgasto me porque não gosto de baixar padrões 💪 adapto me, caio mas levanto me 😉 no fundo resume se a escolhas que nos fazem felizes e isso é tão bom 🙏❤️ mantém o sarcasmo picante na escrita 😉💪

    ResponderEliminar