20 fevereiro, 2021

3.º Comunicado - Manifesto pela Dignidade

Esta semana tem sido incrível em apoio e encorajamento para não desistir de liderar o Manifesto pelo Respeito e Dignidade, decorrente de todas as polémicas que envolvem Ana Rita Cavaco e a Ordem dos Enfermeiros.

Mas o melhor apoio veio da minha mãe e da minha tia. Já tinham manifestado o orgulho no filho e sobrinho que têm, mas agora, tendo em conta tudo isto que se tornou (e irá tornar) notícia, vincaram esse orgulho, relembrando a memória do meu avô, um homem de causas, um lutador pela liberdade, verdade e justiça, que nunca cedia perante adversidades inflamadas e o quão ficaria orgulhoso do neto.

Em sentido oposto, tenho tido desilusões com alguns colegas e amigos que se abstêm de assinar o Manifesto que iniciei e dessa forma, tomar uma posição relativamente aos assuntos graves e importantes para a Enfermagem:

  • Atropelo à imagem e dignidade dos enfermeiros, decorrente das posições da bastonária dos enfermeiros, com ofensas e insultos a inocentes (e supostos culpados) das acusações de incumprimento das regras de prioridade vacinal e a enúmeros enfermeiros, seus colegas, que com educação, expõe factos e pontos de vista.
  • Vários processos em tribunal, em curso e já terminados, pagos com o dinheiro das nossas quotas.
  • Processo da Sindicância em MP, ameaças e confirmações de processos de difamação e o Processo já antigo de suspeitas de falta de transparência e uso indevido de verbas da OE.


Obviamente respeito as decisões, mas não consigo compreender, quando me dizem, por exemplo, que a Bastonária “não esteve nada bem, mas não me queria meter em confusões” .

Que interpretações podem ser feitas?


 


Isto assusta-me e leva-me a pensar – Mas afinal vivemos num Estado livre e democrático ou recuámos 50 anos?

Vivemos num país onde o insulto e a coação são normais, banais e impuníveis e onde uma tomada de posição legítima, em defesa da dignidade e verdade, é ridicularizada e desvalorizada.

Vivemos num país onde se pode insultar alguém com:

"Velha de merda, burro, trastes, esterco, gorda-fura-filas, fina flor do entulho, ratos do porão, bestas, sabugos, parvos, bandalhos, porcos, vigaristas, nojos, chiqueiros, hipócritas, corruptos, parvalhona com focinho, lacaios, mongolóides, mentirosos ordinários, aldrabões, troca-tintas, chicos-espertos, bêbados e lambe-botas" e nada acontece?

Sinto revolta, desprezo e vergonha quando a máxima representante da Ordem dos Enfermeiros, tira a máscara e vai cumprimentar um líder de extrema direita, fascista, xenófobo, populista, racista, homofóbico, misógino, a favor da castração química e prisão perpétua, entre outros títulos e louvores.

Sinto vergonha quando se insurge, porque os partidos da Assembleia (excepto o CHEGA) não estiveram presentes no funeral de um criminoso de guerra.

Sinto indignação, quando dificulta, ou não procura em conjunto com o Governo encontrar soluções para os processos de contratação de enfermeiros estrangeiros ou formados fora do país, um recurso criado ao abrigo do estado de emergência.

Sinto vergonha e indignação e não esqueço por ter sido utilizado o meu dinheiro, das minhas quotas à Ordem, para pagar 37000 eur à SIC para fazer publicidade à profissão de enfermagem (como se isso fosse necessário, ou fosse feito dessa forma), colocando numa telenovela, uma enfermeira a enganar-se com a medicação e em altos filmes românticos com um outro actor em pleno local de trabalho.

Igualmente sinto vergonha e indignação por ter sido contratado para a Ordem, um seu amigo do Chega com uma avença de 72.000 eur. e um outro do PSD por 97.000 eur.



                                              








                                                         ******

Recentemente foi entregue uma lista com mais de 100 assinaturas a juntar aos dezoito assinantes de um manifesto encabeçado por um enfermeiro com um percurso profissional notável, uma das referências de enfermagem a nível Nacional.

E o que fazem elementos da Ordem? Ridicularizam e desvalorizam os cerca de 120 assinantes.

Questiono: 120 enfermeiros que se insurgem perante esta vergonha é ridículo?

E 250? Também é ridículo? E 1 só? É ridículo?

E alguma vez, vocês, arautos da ofensa, acharam que a maioria dos enfermeiros aplaudem as posições de Ana Rita Cavaco?

Têm noção que provavelmente 80% dos enfermeiros portugueses não querem saber da Ordem e não querem saber de redes sociais, onde está a informação e o lixo? Não querem saber! E como os compreendo!

O que não compreendo é como se continua a insistir na justificação de que se o Governo ofende os enfermeiros, a sua máxima representante, também o pode fazer!

Como é possível justificar um erro, com outro erro e normalizá-lo, desvalorizá-lo!!!?

Como é possível ser-se ingénuo ao ponto de insistir no argumento de que Ana Rita Cavaco mexe com o sistema e faz as pessoas e os políticos falarem da Enfermagem, se os comentários e notícias na comunicação social têm sido maioritariamente sobre polémicas e vergonhas! Hoje mesmo uma jornalista contactou-me e no meio da nossa conversa surpreendente e motivadora, afirmou que Ana Rita Cavaco não tem vias de diálogo no Governo, porque como já referi também, desprezam-na. E por muitas falhas que o Governo tenha, essas vias de diálogo não foram cortadas por sua responsabilidade.

Então e isto é que é falar da Enfermagem, é esta a imagem que se pretende da Enfermagem ?

Esperam evolução da enfermagem com este lodo que foi trazido por Ana Rita Cavaco?

Sim, lamentavelmente eu estou neste lodo, mas não fui eu que o trouxe! Preferia estar tranquilo, em paz, sem ter zangas com pessoas que me dizem muito, mas isto é uma questão de princípios e respeito! E não há recuos! Ninguém jamais me irá demover!

                                          ********

Sinto revolta e desprezo por enfermeiros que atrás de um teclado, ofendem colegas que foram parte integrante da construção da enfermagem portuguesa e que hoje têm entre 60 e 80 anos. A história certamente não recordará os ingratos e cobardes!

Sinto revolta e desprezo por constatar que há administradores de páginas de enfermeiros em redes sociais, que eliminam posts e comentários que, sem ofensas e insultos, criticam a postura de Ana Rita Cavaco e ao mesmo tempo permitem posts e comentários ofensivos e insultuosos de seus admiradores e protetores.

Sinto revolta e desprezo por enfermeiros que desempenham funções na Ordem e que continuamente ofendem e ridicularizam sindicalistas nas redes sociais.

Sinto revolta e desprezo por quem insiste em colar este manifesto a sindicatos, mesmo depois de lerem todos os esclarecimentos relativamente ao contrário.

Sinto mágoa, desalento, mas também alguma compreensão quando ex-colegas meus do sindicato, mesmo a concordar com o Manifesto, não o assinam, porque prevêem a sua colagem ao sindicato, por parte dos arautos da ofensa, que incompreensivelmente influenciam muitas e muitos.

Duvido da moralidade de quem presume que Ana Rita Cavaco seja a única enfermeira capaz de liderar a Ordem dos Enfermeiros e que quem viesse, seria "mais do mesmo do passado".

 

                                                           ********

Neste momento é urgente perceber quem sai dos jogos de bastidores dos vários grupos privados de Facebook / Whatsup anti-Ana Rita Cavaco.

É urgente perceber quem deixa de perder o tempo em chats com algumas discussões inócuas e toma uma posição concreta para que rapidamente se saia deste lodo e se parta para o que efectivamente interessa - evolução da Enfermagem.

É urgente perceber quem dá a cara por uma causa profundamente legitima e digna.

Por mim, pelos valores que me transmitiram e que um dia as minha filhas irão entender e praticar e por todos aqueles que me enviam estas mensagens, que eternamente guardarei,

 

Tenho de te dizer que gosto muito de ti e quero te para sempre no meu caminho como amigo. Porque pessoas como tu sao tão raras tão valiosas que quem encontra nunca pudera perder.

Bom dia Enf. Tiago. Obrigada pela sua coragem e persistência.

Pela Dignidade! Podem contar comigo!

Gostaria de me juntar a este manifesto, pois pretendo pugnar pela dignidade da nossa classe.

Penso que é importante haver movimentos com diversas ações, nestas matérias de indignação profissional e institucional.

Eu assino o Manifesto! Não gosto de gente mal educada e sem o mínimo de ética


Tiago, não comento as tuas publicações porque acho que não me compete. E não ia ser eficaz. Aliás, acho que um médico falar do assunto, só ia perturbar a tua mensagem e desfocar o tema. Mas não consigo não dizer-te que acho incrível a tua coragem e clarividência.
Esta personagem tem de ser desmascarada. É triste ver gente com quem trabalhei (e bem) ser enganada com tamanha demagogia e populismo. É triste que se misture uma Ordem com sindicatos. É triste a imagem que esta mulher dá da Enfermagem portuguesa. É triste ler os comentários dos teus colegas.
Presidir a uma Ordem é um mandato para tornar uma classe mais respeitável e reputada. O que esta senhora está a fazer é deplorável. E no fundo, é o oposto do que lhe pediram quando a elegeram.
Atirou os Enfermeiros para a dimensão dos pobres de espírito. Dos que cedem. Dos que não pensam.
O que esta Bastonária está a fazer, é dar razão a muitos médicos idiotas que acham que os Enfermeiros são uma classe inferior e subserviente. Sim, porque muitos médicos se estão a rir agora de tudo o que essa personagem diz. Só serve para cavar o fosso. A distância de dignidade. É um assassínio de carácter para 90% dos enfermeiros.
Mas é a tua luta. Não a minha. (a minha Ordem também está longe de ser exemplar)
Desculpa a invasão mas uma palavra de alento da sempre jeito.

 

Envia a tua intenção para:

manifesto.dignidade.cj@hotmail.com


Tiago Subtil N. membro OE 40791


Sem comentários:

Enviar um comentário