17 abril, 2023

PimBASTONAda!



Enviaram-me o vídeoclip e eu nem estava a perceber bem o que era aquilo, não reparei nos intervenientes.

Na altura, confesso até que fiquei um pouco apreensivo, porque pensei que me estivessem a enviar uma declaração de amor: “Leva-me contigo meu amor!”. E quem me enviava era um homem. Mais apreensivo fiquei.

Depois comecei a aperceber-me de muito movimento na internet, até que fui ver melhor o videoclip. E aí levei uma Pimbastonada ! O queixo caiu-me na mesa e as pestanas colaram-se-me às sobrancelhas, como nos cartoons. Como foi escrito em comentários, naquela que tem sido a paródia geral espalhada por todas as redes sociais, pela reação ao videoclip, “vou dormir de luz acesa”.

Como curiosidade, outro também escreveu: “É vendido ao garrafão? Qual o preço? Não quero”. É só para terem uma pequena amostra e ideia da paródia que circula.

Então depois percebi, que afinal não era uma declaração de amor, mas sim mais uma seta de Cupido, de quem sabe da “paixão” que nutro pela bastonária.

Depois de tantas vezes a criticar, lamento desiludir os seus protetores e fãs, mas desta vez, vou elogiá-la. É mais corajosa e amiga do que eu alguma vez fui.

Corajosa porque… porque é preciso muita coragem para, sendo Ana Rita Cavaco - cidadã ou Ana Rita Cavaco – Bastonária, participar em… digamos, nisto. Saberia certamente que no meio dos elogios, iria ser alvo de crítica, paródia e troça mas, a meu ver, não se incomoda minimamente com isso.

E amiga, porque supostamente fez um grande favor a um amigo. Terá eventualmente poupado umas centenas ao amigo, evitando que o mesmo pague-se cache a uma modelo. Mas aqui já não há certezas, estou na base da especulação. A única certeza que tenho é que eu nunca seria tão amigo assim de quem quer que fosse. Definitivamente que diria “não”, a um convite de um amigo e provavelmente diria “não” também a um convite de uma amiga. Pensaria talvez quatro vezes, caso houvesse cache chorudo, mas eu não sou bastonário, porque nesse caso, seria um “não” definitivo.

Nas redes sociais, deparamo-nos com as mais variadas reações por parte de enfermeiros e não-enfermeiros: alguns desvalorizam, outros elogiam e a maioria critica. Dessa maioria, alguns fazem paródia, outros simplesmente criticam, com uma tomada de posição de indignação ou descrédito. E há ainda os que se insurgem com quem simplesmente critique, sem parodiar ou ofender.

Há algumas questões que gostaria de colocar. Eu vou colocá-las e vou dar a minha resposta. Quem quiser, é bem-vindo a dar a sua.

1. Tem Ana Rita Cavaco – cidadã / Ana Rita Cavaco – Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, o direito de participar neste videoclip?

Obviamente que tem.

2. Enquanto participa no videoclip, deixa de ser bastonária e é simplesmente Ana Rita Cavaco, cidadã?

Não. Ana Rita Cavaco será sempre (até ao fim do mandato) associada à função de Bastonária, até porque na divulgação desta notícia, é difundido pelos meios de comunicação social que o “deputado-cantor contracena com Bastonária da Ordem dos Enfermeiros”, não escrevem que o deputado-cantor contracena com a cidadã Ana Rita Cavaco.

3. Sendo Ana Rita Cavaco a maior representante dos enfermeiros e havendo enfermeiros com as mais diversas opiniões, posturas e personalidades que vão do zero ao oitenta, deverá ou não ter alguma moderação com a postura pública?

Sim, deverá. Se para uns, isto é muito giro, a música é uma delícia e Ana Rita Cavaco faz o que entender no seu tempo livre, para outros a música é um vómito, a letra uma comédia trágico-romântica e sentem-se indignados por esta imagem pública da maior representante dos enfermeiros, ou seja, as deles representante.

4. Poderão as pessoas, sendo elas enfermeiros e enfermeiras, ou não, criticar esta postura?

Obviamente que sim.

5. Parodiar?

Sim, evidentemente.

6. Ofender?

Não. E até agora não vi nenhuma ofensa.

7. Poderão os admiradores, fãs ou defensores de Ana Rita Cavaco, atacar e ofender quem a critica?

Não. Mas como são fracos seres, é o que habitualmente fazem e estão a fazê-lo.

O assunto dá azo a tanta paródia que até Ricardo Araújo Pereira dedica alguns minutos a este assunto no seu programa semanal e mais uma vez, a referência é a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, relembrando também o processo em tribunal dos Quilómetros. Portanto, nos últimos tempos (mas não só nos últimos tempos) as associações que se fazem à Bastonária é paródia e tribunais, quando deveria ser soluções para uma evolução na profissão.

Por tudo isso, termino com o seguinte profundo e filosófico poema do cantor-deputado Luis Gomez:

"Somos como somos

E a vida é como é

Se o amor bate à tua porta

Mas não o queres ver"


Como diria alguém no Twitter:
"Mas... como... o que... quem... hein?"

 

 

2 comentários:

  1. Como diria alguém "à mulher de César não basta ser também tem de o parecer..." 😜

    ResponderEliminar
  2. Como diria alguém "à mulher de César não basta ser também tem de o parecer..." 😜

    ResponderEliminar