04 março, 2021

Caro Abílio,


Caro Abílio,

 

Espero que não me leve a mal o facto de partilhar publicamente esta mensagem que lhe enviei, após o seu convite de amizade no Facebook.

Partilho-a porque acho que é importante que outras pessoas, quer sejam enfermeiros ou não (como o Abílio), tenham conhecimento daquilo que foi o passado, para que assim se perceba o presente e comece a delinear o futuro.

 

Tomei a liberdade de fazer uns pequenos ajustes à mensagem original que lhe enviei.

 

Então aqui vai,

 


Caro Abílio,


Louvo-lhe o desejo em querer unir os enfermeiros. Aprecio a sua atenção e dedicação para com os problemas dos enfermeiros.

Sei que em tempos teve um justo e merecido reconhecimento, após o seu apoio numa Manifestação, salvo erro porque foi incansável com o megafone. Aplaudo-o.


Seria bom ou muito bom que a maioria dos portugueses se interessasse pelo menos metade do que o Abílio se interessa pelos problemas da enfermagem em Portugal, mas infelizmente Abílio, parece-me que não tem noção de todo um contexto.

 

Caro Abílio, a desunião dos enfermeiros infelizmente não vem de agora e muito menos com um mero Manifesto que lidero.

A desunião já́ vem, por exemplo, do tempo em a maior representante dos enfermeiros portugueses atacou persistentemente o sindicato mais representativo de enfermeiros, por sinal dos Enfermeiros Portugueses também.


Já vem do tempo em que, não sendo a única, minou muitas opiniões e fomentou, digamos… (gostaria de ser mais subtil, mas…) ódio é a palavra certa a meu ver, a muitos enfermeiros por esse mesmo sindicato, ao ponto de muitos insultarem e assobiarem à passagem das suas portas, em plena Avenida 24 de Julho, na mega manifestação em Lisboa, que provavelmente até o Abílio esteve presente.


Eu também lá estive Abílio e não foi nada bonito, nada digno de enfermeiros.


Estive lá como enfermeiro e como dirigente sindical da época, desse mesmo sindicato, convencido e otimista nessa tal tão “desejada” união.

Agora já não sou Abílio! Eles pensam que sim! Como se isso fosse uma etiqueta qualquer que invalide a manifestação de opinião e que rotule quem se opõe ao “regime” como “essa esquerdalha” ou a “esquerda caviar”!

 

Desunião, para mim Abílio, é isso.


Desunião Abílio, para mim, é quando a Ordem dos Enfermeiros organiza um Encontro num Anfiteatro no Museu D. Diogo de Sousa em Braga,  convidando todos os sindicatos com o pretexto da tão desejada união, mas que não passou de mais um vil ataque a esse mesmo sindicato.

Eu estive lá Abílio e não foi nada bonito, nada digno de enfermeiros.

 

O Plano estava tão bem montado que até jornalista trazia a lição tão bem estudada, para dirigir a sua lança apenas e só ao presidente desse mesmo Sindicato. Numa palavra, foi deplorável Abílio. Aqui tem uma descrição mais precisa desse marco (ler aqui)

 

Caro Abílio,

Acha mesmo que me vou unir a quem me insulta e me diz: "você até rasga o cú para ter um pouco de atenção!".

Acha mesmo que me vou unir a quem me chama louco e criminoso, por ter decidido avançar com um Manifesto de tomada de posição , em oposição àquilo com que nunca me identificarei enquanto enfermeiro e cidadão?

 

Acha mesmo que me vou unir a quem ofende colegas de profissão, ou não, com parvos, parvalhonas, burros, porcos, bestas, bandalhos, mentirosos ordinários, vigaristas e estercos?

Acha mesmo que me vou unir a quem envia cumprimentos a pais dos visados, já falecidos?

Acha mesmo que me vou unir a quem se vangloria em conseguir resolver as coisas, “porque têm medo de mim”?

 

Se há valores que os meus pais e avós me transmitiram foram os valores da verdade, justiça e respeito e esses eu nunca os renegarei.

 

Abilio se me disser quais as suas intenções para querer ser meu amigo aqui nesta rede social tão magnífica e tão lamaçenta, de nome Facebook, eu escutá-lo-ei.

Se vier por bem, sem querer monitorizar e espiar o que eu gosto ou não gosto , como alguns que defendem o que o Abílio defende, fizeram.

Então pode vir. Aceito todos que venham por bem.

 

Agora se insistir no ataque, sem que leia ou se pronuncie sobre os motivos do Manifesto, então pode ficar por aí.

Abraço e felicidades para si e para os seus.


Tiago Marinho Subtil

 

Sem comentários:

Enviar um comentário